A dupla de estudantes, que tem 15 e 18 anos, está entre os finalistas do Google Science Fair.

O Prêmio Impacto na Comunidade, promovido pela Google Science Fair (competição online e global de ciência e tecnologia voltada a jovens entre 13 e 18 anos) acaba de divulgar seus projetos finalistas.
Sao cinco regiões participantes: Africa e Oriente Médio, Pacífico Asiático, Europa, América Latina e America do Norte. Entre os cinco estudos finalistas da América Latina esta o projeto desenvolvido por estudantes brasileiros do Sistema Ari de Sá, em Fortaleza, Ceara.
João Gabriel Stefani Antunes, de 15 anos, cursa a 1a série do Ensino Médio, além de curso preparatório para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), já Letícia Pereira de Souza, de 18 anos, concluiu os estudos escolares no Colégio Ari de Sa em 2015 e hoje cursa a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Juntos eles pesquisaram sobre o uso da semente da Moringa Oleifera (uma planta local) na filtração de aguas contaminadas com o intuito de encontrar uma alternativa acessível para a recuperação da água poluída por produtos químicos, situação bastante comum em comunidades brasileiras.
No projeto intitulado "Semente Magica - Transformando água contaminada em agua potável), Joao Gabriel e Letícia chegaram a conclusão de que a semente de Moringa pode descontaminar a água num processo de filtragem biodegradável e, ainda, contribuir com o controle de doenças causadas por saneamento básico precário a partir de uma técnica de baixo custo.
Os vencedores regionais do concurso receberão um auxílio de mil dólares e a oportunidade de passar um ano na monitoria de uma organização parceira da Google Science Fair. Além disso, cada ganhador será convidado para o evento Finalistas Globais, que acontecera em setembro, na Califórnia (EUA).
Fonte: Redação Ciclo Vivo (http://ciclovivo.com.br/noticia/estudantes-brasileiros-criam-sistema-que-descontamina-agua-usando-sementes-de-moringa/)
VOLTAR