E-mail

Senha

OZÔNIO

31 . JAN . 01 | 11:13

Curiosidade sob o Ozônio


Curiosidades sobre o Ozônio que talvez você não saiba.
Você sabia que, por exemplo, que o ozônio é utilizado desde 1906a
Tradicionalmente, pode-se considerar o Brasil como um país que ainda possui hábitos e preconceitos para o uso de ozônio em diversas finalidades. Isto é ocasionado por publicações em jornais diários e matérias de TV que citam o ozônio como um agente poluidor quando, ao contrário, o ozônio é utilizado para medir a própria poluição ambiental em grandes cidades. Para esclarecer algumas dúvidas e apresentar algumas curiosidades, que não são lá grandes segredos, confira a lista abaixo:
Resistência ao ozônio
O ozônio possui um alto poder oxidante capaz de combater todas as sujeiras existentes na água. Por exemplo, em água de piscina ele combate bronzeadores, óleos, hidratantes, maquiagem, filtros solares, fluídos do corpo, cabelos, suor. Já em lagos, ele é útil para destruir moléculas orgânicas da urina, fezes, secreções, vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos. Diferentemente dos antibióticos, os microrganismos não desenvolvem resistência ao ozônio o que garante a eficiência de seu processo ao longo prazo.

Morte das bactérias
Você já deve ter ouvido falar sobre a morte de bactérias através do ozônio, mas como isso acontecea Acompanhe a imagem acima com a seguinte legenda:
1. Uma bactéria saudável em formato de bacilo;
2. Aproximação de uma molécula de ozônio (O3 - em azul) entrando em contato com a parede celular da bactéria. A parede celular é uma estrutura vital para a manutenção do formato da bactéria.
3. O contato da molécula de ozônio com a parede celular causa uma reação chamada oxidação, a qual cria um pequeno orifício na parede celular.
4. Um novo orifício é formado na parede celular aumentando o dano da bactéria.
5. A bactéria começa a perder seu formato de bacilo quando mais moléculas de ozônio criam sucessivamente mais orifícios na parede celular.
6. Em poucos segundos, após milhares de moléculas de ozônio colidirem com a parede celular, a bactéria não consegue mais manter o seu formato e morre.

História do uso do Ozônio
O uso do ozônio teve início no começo do século passado em 1906. Isto ocorreu na cidade de Nice, na França, onde desenvolveu-se o primeiro projeto de tratamento de água para deixa-la potável, utilizando a tecnologia ozônio. Desde então, o ozônio é muito utilizado em países desenvolvidos como os EUA, Alemanha e Canadá tanto para tratamento de água para consumo humano, industrial, clubes, academias, hotéis, spa´s entre outras aplicações que se fazem necessário o controle microbiológico.
Também, pelo uso do ozônio ser eficiente e seguro para mamíferos e vida marinha, ele é utilizado mundialmente em zoológicos e aquários públicos, como o do Tifoli Park, de Copenhagen a Dinamarca. http://www.lenntech.com/tivoli.htm
Desde 1982, em países desenvolvidos, o ozônio tem sido utilizado para purificar água que são engarrafadas para consumo humano. http://www.absoluteozone.com/ozone-generator-bottled-water.html .
Outro uso do ozônio foi nos jogos Olímpicos de 1984, na Califórnia a EUA. Os americanos higienizaram as piscinas olímpicas com ozônio e, desde então, a maioria dos jogos olímpicos utilizaram o ozônio também.
Em 2001, o FDA (U.S. Food, Drug & Administration) oficialmente permitiu o uso do ozônio como um aditivo antimicrobiano a ser utilizado em alimentos e em equipamentos de manipulação de alimentos, tanto durante como depois de serem industrializados.
Enfim, tais curiosidades, que muitos desconheciam, reforçam como o ozônio tem sido intensamente utilizado em muitas aplicações e que pode seguramente ser utilizado em lagos ornamentais. Assim, deixo o desafio de você incluí-lo como um investimento para seu lago, a fim de conseguir uma melhor qualidade na água e totalmente livre de microrganismos parasitas. Um grande abraço e até o próximo NewsLetter!
Bibliografia
ALTMAN, N. (2007) The Oxygen Prescription a The Miracle of Oxidative Therapies. Chapter 3: aOzone: Properties and Usesa. Healing Arts Press; Rochester, Vermont a USA.



VOLTAR
Copyright 2025 WGA BRASIL LTDA | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por oxigenium.co